O CIÚMES



Em tempos de #FiqueEmCasa de #Pandemia, #Isolamento , #DistancimentoSocial as relações amorosas, conjugais, namoros passaram por seus dilemas e em fretamentos, é um fato. No inicio de uma flexibilidade das atividades econômicas do pais és que se aproxima o Dia dos Namorados, data que faz o comercio fatura significativamente.
E não é por a caso, pois a nossa relação com o dinheiro é diretamente proporcional aos nossos sentimentos, emoções. Aqui quero apontar para um sentimento que é natural nas relações, em todas, especialmente na relação amorosa de casais: O CIÚMES .
Todos sabemos que nem sempre é fácil controlar o ciúme. Ele é um sentimento comum, que pode está muito ligado ao medo de perder. E perder, neste caso, envolve não só a perda da relação em si, como também a perda do controle que achamos que podemos exercer sobre o outro. O ciúme pode ter mais a ver com o "controle" do que com o amor.

Nem todo ciúme é exagerado ou patológico. Devo dizer que existes 3 tipos de ciúmes, e eu irei trazer essa diferença em um próximo texto, aguardem. O ciúme é um sentimento natural, assim como a tristeza, a raiva e a alegria - e pode ser considerado normal, desde que seja transitório ou baseado numa resposta a fatos tangíveis, reais.

Mas quando extrapola o limite do aceitável, quando acontece sem qualquer motivo razoável, o ciúme pode ter se tornado patológico. O ciumento patológico costuma querer controlar a vida do outro, fantasiando constantes situações - que não existem de fato - e sente uma desconfiança frequente, que pode deteriorar relações a ponto de torná-las insustentáveis.

Quem nunca ouviu falar em escândalos, brigas, ameaças e perseguições por ciúmes? Este é um sentimento que causa sofrimento para todos os envolvidos: tanto a quem é alvo das cobranças, quanto a quem sente o ciúme. O ciumento vive em um estado constante de tensão, angústia e desconfiança. E quem é o alvo dos ciúmes, pode se sentir perseguido, sufocado ou injustiçado.

É necessário buscar ajuda quando se percebe que o ciúme está sendo nocivo às relações. Livrar-se do ciúme patológico é experimentar a liberdade de não se sentir preso. Isto é imprescindível para que se possa viver relacionamentos saudáveis e equilibrados, em que amor e controle não sejam sinônimos.



#ciúmes #relaçãoabusiva #terapiadecasal #psicoterapaiadecasal #façaterapia #psicologia #psicanalise #psiGilvandroBenvindo


Gilvandro Benvindo
Psicólogo e Psicanalista
CRP: 06/126.334
WhatsApp: 11 97691 8109


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pandemia do COVID-19