Motivos que levam uma pessoa a morar sozinho!



           Motivos que levam uma pessoa a morar sozinho! Eu moro sozinho! Por que?
Qual morador individual de uma casa já não respondeu ou ficou pensando nessa pergunta, situação?
Ou quando alguém expressa a vontade de morar sozinho logo é questionado o motivo?
Curiosidade das pessoas é aguçada quando lhes são apresentadas situações não muito comuns no seu dia-dia, mas são do interesse delas. Morar sozinho é uma daquelas situações que mexe com o imaginário das pessoas por envolver questões de solidão, solitude, estar só, ser só dentre outras tantas; e estas que eu citei podem até parecer a mesma coisa, mas não são.? Diante da minha auto-observação e o contato com outras pessoas que moram sozinhas me arrisco a colocar aqui, neste texto, o que eu percebo como motivação das pessoas para morar sozinho(as). 

 Quero aqui considerar motivação no sentido mais literal e direto da palavra que é a CAUSA que levou a Ação, ao fato. Penso que os motivos são bem-parecidos com cenários, situações e muitas questões diferentes de cada um, faz isso com que se resguarde a individualidade de cada ser. Digo que os motivos se assemelham por uma análise e observação de mim mesmo e de muitos outros que moram sozinhos, as diferenças caminham para uma situação comum a todos estes que foram observados, assim tonteando-os idênticos. 


O morar sozinho me parece que é uma relação entre três motivos principais, que são eles: Os DESEJOS, RELACIONAMENTOS E AS CIRCUNSTÂNCIAS. Há uma relação entre eles três, pois, uma leva ao outro, nada acontece separadamente, nada é uni-causal. Quando alguém vai morar sozinho(a) tem em mente questão a resolver ou melhorar na sua vida, na maioria das vezes é assim, existe sempre uma questão principal em evidência que faz a pessoa movimentar-se para que afim morar sozinha. Há aquelas pessoas que Desejaram, ou desejam, morar sozinhas, nelas o fator motivador é a ESCOLHA. Elas escolheram está no lugar onde estão. A Causa é uma particularidade de cada uma, mas pode ligar-se a àquelas que vão ou foram morar sozinhas por motivos de relacionamentos pouco amistosos na casa que viviam, o que acompanha as circunstâncias do ambiente. Pois, ninguém pode ser o único responsável pela harmonia de uma casa onde vivem várias pessoas, mesmo estas sendo a própria família. EXEMPLOS: 


  •  Alguém que quer estudar fora da cidade que mora com a família e vai morar sozinha. Esta pessoa DESEJOU, ESCOLHEU, sair da casa da família, isso é fato, ela quer passar um tempinho longe daquele povo que viveu desde sempre (por quê? Pergunte a ela quando vê-la… rs). Isso provoca impacto nos RELACIONAMENTOS que ela estabeleceu na família e amigos. A circunstância que leva isso acontecer é não ter o curso desejado na cidade que vivia antes. 
  •  Alguém que não se dar bem com algum outro membro da família. Quem conhece e vive essa situação, muitas vezes encontra-se convidado a sair de casa. Pode-se citar aqui casais que se separam. Existe o problema de RELACIONAMENTO conjugal, O DESEJO de um ou de ambos de não permanecerem mais juntos, e as circunstância como desconforto, traição com o outro. 
  • Alguém sente que vai morar sozinho(a), em algum momento da vida. Quem se enquadra neste caso é acometido pelas circunstâncias da vida, que são esperadas, mas pouco desejadas. Casos como os de casais que moram os dois e um dos cônjuges morre, ou mães que sem os pais de seus filhos os veem se desenvolvendo e tomando rumos longe da sua casa. Não houve desejo no primeiro caso. Mas é esperado que a mãe DESEJE o desenvolvimento dos filhos, mesmo que longe de si. Tudo atinge os RELACIONAMENTOS, mas o mais forte são nestas situações em que as circunstâncias nos são impostas pela vida.
Você que mora ou já morou, ou vai mora sozinho(a) por que (DESEJOS, RELACIONAMENTOS OU CIRCUNSTÂNCIAS)??? Quero te desejar uma excelente estadia no lugar que você mora hoje !



         Gilvandro Benvindo
         Psicólogo e Psicanalista
              CRP: 06/126.334
          WhatsApp: 11 97691 8109

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pandemia do COVID-19

O CIÚMES