O que é ter ou estar em um bom relacionamento?


     O que é ter ou estar em um bom relacionamento?
Relacionamentos, são as causas de muitas alegrias, mas também de muitas tristezas, seja ele qual for; entre pais e filhos, namorados, amigos, familiares, colegas de trabalho. O sofrimento das pessoas é motivado por inúmeras causas, porem, o sofrer mais intenso que alguém pode sentir está ligado com os seus relacionamentos. Entender como, para que, com quem, por que se envolve com, é ter consciência do seu ser e de seus desejos.
É verdade que nem sempre é possível controlar os relacionamentos que se estabelece, se é que é possível controlar algo nesse mundo. O controle parece que não combina com relacionamentos, mas existe a capacidade de se fazer escolhas e dizer sim ou não, aceito ou não aceito para qualquer pessoa, é possível dizer o que você permite ou não. Não é porque é seu filho(a) que você tem que aceitar tudo que ele(a) faz com você, não é porque é seu companheiro(a) que você vai ter que permitir tudo, não é porque é seu chefe, que vai aceitar tudo. Dizer SIM ou NÃO para algumas coisas não são fácil, é uma decisão que mexe com os sentimentos e emoções.
Uma causa muito frequente de sofrimento nos relacionamentos, são as expectativas de um para com o outro, o que é perfeitamente normal. O decepcionado fica extremamente triste com as atitudes de quem o decepcionou e o culpa por isso. Só que se esquece que ninguém é obrigado a atender todos os seus desejos, assim como ele não é obrigado a realizar as vontades dos outros, se não quiser. Neste caso, devemos entender quem e por que criou a fantasia de um relacionamento perfeito.


Na difícil tarefa de se relacionar, a maior dificuldade é ENTENDER-SE. É encontrar o verdadeiro EU, perceber-se como dono dos relacionamentos que se envolve, notar que é possível mudar de atitudes e consequentemente as relações. Está bem com os outros requer um investimento de autoconhecimento, a fim ficar bem consigo mesmo.


Gilvandro Benvindo
      Psicólogo e Psicanalista
      CRP: 06/126.334
                       WhatsApp: 11 97691 8109



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pandemia do COVID-19

O CIÚMES