Permita-se pedir ajuda.




A crise na saúde, causada pela pandemia da COVID-19, pode também afetar muito nossas emoções. Ansiedade, medo, nervosismo e tensão podem acontecer neste momento, em que tantas coisas parecem incertas. Existe uma sensação de vulnerabilidade, que se agrava pelo excesso de informações, nem sempre vindas de fontes confiáveis, podendo levar a sociedade a viver um clima de pânico.

Tome todas as medidas de cautela e recomendações sugeridas pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS), Secretarias de Saúde e autoridades civis.

É preciso cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental. Uma pandemia pode levar algum tempo para se resolver - o que pode submeter algumas pessoas a um nível de estresse acima do que são capazes de lidar sozinhas.

Atente-se para os sinais em você, em algum familiar ou amigos, que mostrem que a ansiedade passou dos limites normais. Se sentir que não consegue parar de pensar no assunto ou que vai ficar doente, se o medo tem te paralisado, se sente sintomas que na verdade não possui, se monitora sua família o tempo todo alertando-os sobre os perigos que estão correndo, se sente um aumento da frequência cardíaca, se sua ansiedade faz você sentir a respiração ofegante, sente tremores ou se tem sentido dificuldade para dormir, pode ser necessário o auxílio de um profissional de psicologia.

Você não precisa ser inabalável, especialmente em tempos de incertezas. Permita-se pedir ajuda. A ansiedade causada por momentos como este pode ser a gota d'água que faltava para fazer transbordar um mar de emoções que precisam ser trabalhadas já há algum tempo. Reconhecer isto pode fazer enorme diferença.

Seu bem-estar é fundamental para enfrentar este momento e para a condução da sua vida e sua rotina com a melhor saúde emocional possível. Você pode. E você merece.


Gilvandro Benvindo
Psicólogo e Psicanalista
CRP: 06/126.334
WhatsApp: 11 97691 8109

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pandemia do COVID-19

O CIÚMES