Voz à Dor



Culturalmente a dor é quase sempre tratada como algo prejudicial e que deve ser evitada a todo custo. A dor emocional é ainda mais estigmatizada, pois pode ser confundida com sinônimo de fracasso e de fragilidade.

Diante desta visão, é natural que as pessoas que sofrem fiquem mais fechadas e escondam suas dores emocionais. Tornar a dor invisível e muda parece uma saída prática para permanecer inserido no contexto social, sem ser rotulado. Isto tem prejudicado imensamente o acolhimento e o tratamento das dores psíquicas.

A dor silenciosa, na qual tudo fica retido, tem sempre algo para nos ensinar. Precisamos olhar para as evidências daquilo que dói, daquilo que fere e que emudece.

A terapia é uma grande saída para isto, sem julgamentos, que contribui para a desmistificação da dor. É o lugar de se repensar, de entender seus trajetos, suas angústias, suas feridas, de fazer as pazes com sua história e acreditar de novo no futuro. Dar voz à dor pode ser a melhor forma de superá-la e seguir adiante com a vida.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pandemia do COVID-19

O CIÚMES